terça-feira, 10 de agosto de 2010

Glossário de termos frequentemente usados no Mercado online.

Glossário de Termos:
Banner
Imagem publicitária veiculada pela internet. Padrão para anúncios comerciais na internet que possui diversas dimensões.

Click Rate % - Índice de Clique %
Mostra a percentagem da audiência única que clicou em uma campanha publicitário online. Exemplo: Em dezembro, 0,80% da audiência única que viu o banner x da empresa y clicou sobre o mesmo.

Coverage % - Cobertura no Universo Ativo %
É o percentual de unique users que um site atinge em determinado target levando em conta o universo ativo de internautas.

Download
Copiar arquivos de um computador remoto ou servidor para um outro computador com a possibilidade de gravá-los.

E-Commerce
Comércio eletrônico. É a venda de produtos e serviços através da internet.

Hot Site
Página desenvolvida para complementar uma ação, contendo informações específicas sobre um produto ou campanha. É um site promocional com tempo de “vida” pré-determinado. Muito utilizado para divulgar promoções e lançamentos de produtos.

HTML – Hyper Text Mark-up Language (linguagem de marcação de hipertexto)
É a linguagem de formatação mais utilizada nos documentos publicados na internet, sendo capaz de dar formato a textos, imagens, sons e vídeos, e, principalmente de vincular diferentes tipos de arquivos, por meio de links.

HTTP – Hyper Text Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertextos)
É o protocolo que controla o envio de uma página HTML e permite o funcionamento da face gráfica da internet, ou seja, possibilita a transmissão de textos, imagens, sons e vídeos de maneira simples e rápida.

Impressions – Impressões
Número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio muitas vezes. A estimativa do número de impressões é cumulativa.

Internet Application – Aplicativo de internet
É qualquer arquivo de computador terminado em .exe que foi concebido para ser utilizado na internet. Apenas programas específicos para a internet, e ativados pelo usuário, são considerados nesta medição. Exemplo: Comunicadores intantâneos, players de vídeo, etc. Se um programa de mídia online aparece automaticamente na barra de ferramentas, ele não é contado.

Link
Abreviação de Hiperlink. Palavras, expressões ou imagens que servem como ligação direta para outra página (no mesmo ou em outro site) ou outra parte da mesma página.

Page Views – Páginas VistasDurante a navegação, o internauta passa por diversas páginas, como se estivesse lendo uma revista. Cada página que o internauta acessa é contado um page view ou página vista. Pode haver duplicação na contagem de cada página, já que o mesmo usuário pode acessar a mesma página várias vezes. Para ser considerada uma página vista, esta tem de abrir-se totalmente para o usuário.

Reach % - Alcance %Reach % (Active): É o número de unique users que visitou um web site e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população ativa de internet residencial de um determinado período ou análise.

Reach % (Universe)É o número de unique users que visitou um web site e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população de internet residencial de um determinado período ou análise.

Rich MediaOs banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade muito maior com o visitante da página.

Time per person (hh:mm:ss) – Tempo médio por indivíduoTempo médio que os unique users de determinado site navegaram durante o preíodo analisado. Exemplo: No mês de junho os internautas do site x navegaram em médio 45 minutos por seu conteúdo.

Unique Audience - Audiência ÚnicaNúmero de pessoas diferentes que visitaram a internet ou um detereminado site. Se uma pessoa visitar mais de uma vez um endereço, será contada uma única vez.

Unique Audience Composition - Perfil da audiência %É o percentual de unique users que se enquadram num target e visitaram um website ou utilizaram um aplicativo de internet.

URL - Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos)Padrão de endereçamento da web. Permite que cada arquivo na internet tenha um endereço próprio, o que facilita sua localização. Por isso se diz que cada página na internet possui sua própria URL.
Fonte: http://adverstising.microsoft.com