terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Skype está pronto para os negócios?

Ligações gratuitas ou de baixo custo e videoconferência é música para os ouvidos das empresas, mas ausência de funções pode ser um entrave
por Paul Korzeniowski | InformationWeek EUA



Grátis, grátis, grátis. Essa tem sido a promessa de muitas novas tecnologias de internet. E grátis foi a palavra escolhida pelo Skype para atrair clientes para seus serviços de chamadas de voz sobre IP (VoIP). Recentemente, a empresa vem focando na expansão para alcançar o mundo corporativo. E assim surgiu a questão: será que pequenas e médias empresas devem dar uma olhada nesses serviços? Sim, mas com alguma atenção.  O Skype é um aplicativo de telefonia proprietário que permite que o usuário faça ligações via internet. Inicialmente, o ele era usado como meio de comunicação online, entre PCs, mas foi aperfeiçoado, gradualmente, para rodar em diferentes sistemas.
"O serviços do Skype são muito populares na Europa", disse Ken Agress, diretor de pesquisas do Grupo Burton, uma divisão do Gartner. A empresa de VoIP, com sede em Luxemburgo, ficou famosa oferecendo ligações internacionais por preços muito baixos. Na verdade, seus usuários são responsáveis por 12% das ligações internacionais - durante os horários de pico, mais de 20 milhões de usuários do Skype estão online.
Recentemente, a empresa tem voltado seu foco para o mercado corporativo. "O Skype fez um bom trabalho criando sua base de clientes, mas agora precisa gerar margens mais altas e se tornar mais rentável", disse Jon Arnold, diretor da J. Arnold & Associates.
O que deve ser considerado
As empresas tendem a achar que esse serviço tem funções atraentes. É simples de usar: basicamente, a pessoa faz o download do software, instala e já pode realizar ligações. Não custa nada: em maio, a empresa provedora do serviço anunciou preços de planos que chegavam a custar US$ 0,01 por minuto. Além disso, a operadora tem expandido o portfólio da oferta: em janeiro, a empresa deu um passo na área de videoconferência.
No entanto, são muitas as potenciais desvantagens. O fato de ser uma tecnologia proprietária pode afastar alguns usuários. É necessário baixar o software e instalá-lo no computador, o que pode levantar questões de segurança. "As empresas precisam estar cientes de que o Skype pode ser usado para enchê-los de spams", apontou Agress.
Inicialmente, o serviço funcionava apenas entre clientes Skype, mas a fornecedora aperfeiçoou o produto a fim de permitir que seus usuários liguem para qualquer telefone. Algumas empresas, entretanto, temendo spams e malwares, bloquearam todas as chamadas via Skype, no firewall, o que limitou a habilidade da empresa em conversar com consumidores e clientes.
Como muitos serviços baseados em internet, o Skype pode sofrer interrupções. Em janeiro de 2010, a indisponibilidade chegou a 3,5 horas. Em agosto de 2007, caiu por 36 horas. Mesmo que a empresa alegue trabalhar nos problemas, garantir que o serviço fique 100% no ar é difícil. O fato de as ligações serem realizadas via internet aumenta a possibilidade de problemas de confiabilidade. Diferente da antiga rede de telefonia, em que as conexões ponta-a-ponta são garantidas, as ligações seguem as conexões de internet sempre que há banda disponível.  Se as chamadas forem feitas durante os horários de pico, podem ocorrer problemas como latência, interrupções ou até queda na ligação.
Fornecedores terceirizados entram no jogo
O serviço básico não pode suprir algumas necessidades corporativas, mas os consumidores podem se virar sem certas funções. Por exemplo, o Skype não suporta ligações de emergência, como para polícia ou bombeiros.
Em alguns casos, as funções necessárias podem estar disponíveis por uma taxa extra do Skype. O usuário pode pagar, por exemplo, um extra pelo identificador de chamadas. Em outros casos, as empresas podem precisar de um terceiro serviço para suprir mais necessidades. O Pamela Systems oferece registro automático de ligações, secretária eletrônica para chamadas de voz e vídeo, resposta automática via chat (caso a pessoa não esteja disponível), gerenciador de caixa de mensagens e encaminhamento de arquivos de áudio via e-mails.
Como já foi dito, o Skype começou, recentemente, a oferecer serviços de videoconferência e algumas empresas podem querer gravar tais sessões. O HotRecorder, que também funciona com o Google Talk e outros clientes de mensagem instantânea, permite a adição de texto aos arquivos gravados. Uma seleção de sons, como risadas ou aplausos, também pode ser inserida no vídeo.
Proveitoso, mas não milagroso
No geral, observadores dizem que o Skype pode ser útil, mas não auxilia, de fato, pequenas e médias empresas. "O Skype não é robusto o bastante para ser usado por uma empresa para suprir todas as suas necessidades de voz", concluiu Arnold, da J. Arnold & Associates. "No entanto, pode servir como um bom complemento - digamos que para ligações internacionais mais baratas - para os serviços de voz já existentes na empresa." 
Fonte: www.financialweb.com.br