quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mandic faz campanha 100% on-line para se eleger deputado federal

Depois de inserir a internet no Brasil, empreendedor investe na inclusão digital
As eleições estão chegando e não há um(a) candidato(a) que se destaque por uma proposta diferenciada efetivamente. Porém, Mandic, candidato a deputado federal em São Paulo, está desenvolvendo uma estratégia 100% baseada na internet
net, ferramenta impulsionada pelo empresário na década de 1990.
O carro-chefe de sua campanha é promover a inclusão digital oferecendo acesso à internet para toda a sociedade por meio de “infovias” e do programa “Brasil Aceso”, voltado para escolas públicas, praças e comunidades. Já é praxe em época de eleições a distribuição de santinhos impressos. Daí surgiu mais uma oportunidade para que o candidato inovasse usando os meios digitais.
O Santinho Eletrônico Inteligente é um aplicativo para iPhone disponível na Apple Store que mostra o menor caminho até o Comitê Eleitoral do candidato e o endereço do cartório eleitoral em que o eleitor deverá votar. De 1990 até hoje, Mandic se manteve fiel ao meio digital e pretende ser eleito com um investimento de R$ 400 mil.
Proposta interativa
Para reafirmar a sua proposta, Aleksandar Mandic criou um site onde os internautas podem acompanhar em tempo real o que acontece no Comitê. No espaço, os visitantes podem deixar sugestões, dar opiniões sobre as propostas apresentadas, tudo de forma interativa. “Na minha campanha eu misturo tudo. Não falo só de política. A internet é um meio onde eu posso atingir milhares de pessoas enquanto colocar 500 pessoas para te ouvir num palanque é muito difícil”, avalia Mandic, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Não há como citar a internet sem mencionar as redes sociais. Por isso, o candidato também está presente 24h por dia neste ambiente a fim de trocar ideias e ouvir a opinião dos internautas. Tamanha busca por interatividade com o público pode dar certo como por tudo a perder em um único click.
“Usar só a internet como meio de campanha para eleger um prefeito é difícil porque ele precisa de, pelo menos, metade dos votos da cidade, que não está na internet. Já para eleger um Deputado, eu acho que dá sim”, afirma Mandic.
Além da web
Mesmo 100% focado nas estratégias on-line, Mandic também realiza palestras. Mas, engana-se quem acha que as suas explanações são recheadas de temas políticos. “Uso o meu discurso profissional, de empreendedor”, conta. Na contramão das empresas que usam as redes sociais para resolver problemas de consumidores ou se aproximar dos potenciais clientes, Mandic surpreende. “Eu procuro no Twitter quem não está satisfeito com o meu concorrente e trago o eleitor para o meu lado”, ensina.
Outro meio para dar destaque a sua candidatura é um painel instalado em sua casa. Além da ajuda da internet, o candidato a deputado federal pelo DEM perdeu concorrentes importantes por motivos de falecimento. “Meus principais adversários morreram. Primeiro foi o Clodovil, depois o Enéas e por último o Pinote. Agora meu objetivo é verificar quem me atrapalha dos que restaram. Posso dizer que hoje sou o mais conhecido dos desconhecidos candidatos”, ressalta Mandic.
Tanta dedicação e paixão pelo meio on-line faz com que o candidato já planeje outras funcionalidades para os eleitores. “Quero criar o voto eletrônico, ou o e-voto”, sonha. Eleito ou não, Mandic já pode ser eleito uma espécie de embaixador da web no Brasil e não por isso define a internet como o mote principal de sua campanha. “A estratégia principal é usar o bom senso”, completa.