quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A influência de Páginas Empresariais no Facebook (Estratégias, Dicas e Exemplos)

Postado por Leonardo Diogo Silva



Aqui no @NovasDigitais já abordamos em um post sobre Como criar uma Página Empresarial do Facebook, formas de produzir um perfil corporativo de maneira fácil e intuitiva. 
 
Hoje vamos justificar ainda mais a influência destas páginas e dar dicas, links e exemplos para melhorar a gestão e customização de uma Página Empresarial no Facebook.


Primeiramente, é necessário entender os motivos que nos levariam a criar este novo canal de relacionamento. Para isso sugiro o post do @Escoladinheiro apontando 12 razões para o seu blog possuir uma página de fãs no Facebook. Os motivos neste post em específico são direcionados para blogs, mas são basicamente os mesmos para qualquer outro site, se considerando que o seu objetivo é interagir com seu público e gerar fluxo para outros locais, como sites, hotsites, landing pages, etc.



Definido as prioridades deste novo canal, faz-se necessário a utilização de estratégias para que os objetivos e perspectivas possam ser alcançados. Neste caso, sugiro também uma leitura de 10 estratégias para usar na sua página de fãs do Facebook.



Além de possuir "abas" para publicação de fotos, vídeos, criação de enquetes e discussões, as páginas do Facebook possibilitam ainda a criação de novas abas personalizadas, através de um recurso chamado FBML,que possibilita adicionar recursos avançados à sua página por meio do aplicativo. Com ele é possível adicionar uma caixa na qual você pode apresentar conteúdos HTML ou FBML (Linguagem de Marcação do Facebook) para intensificar a personalização. Em um post da MestreSEO sobre o assunto, eles conseguiram explicar muito bem como aplicar na prática os recursos do FBML. No Mashable, também tem um post em inglês muito interessante sobre como construir uma landing page no Facebook para o seu negócio.



Outra dica que a MestreSEO divulgou recentemente bem legal é para as pessoas que desejam adicionar um canal do Youtube no Facebook, para aumentar a disseminação de seus vídeos.



Antes de apresentar alguns exemplos práticos bem interessantes, gostaria de mostrar que não são apenas as abas personalizadas do FBML que podem tornar a sua página mais atraente. Você pode também utilizar abas de conteúdo musical, como o Last.fm, galeria de fotos com o Flickr ou apresentações de slides com o Slideshare. Veja 10 abas interessantes que você pode adicionar ao seu Facebook.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
Existem ainda maneiras "pagas" de você personalizar a sua página. Com o Tabsite por exemplo, é possível você comprar pacotes de customização, que vão desde gerenciadores de fotos para abas até formulários de contato e gerenciadores de documentos (.pdf, .xls, .doc).


Para dar credibilidade e embasamento a todas essas dicas, nada mais justo do que mostram quem já está investindo e conseguindo bons retornos de engajamento utilizando essas ferramentas. Veja alguma das 50 melhores páginas customizadas do Facebook. Tem também um post com 8 dicas de como utilizar suas páginas do Facebook de uma maneira diferente.