sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Domain dialing: o telefone da empresa é o domínio

Você precisa ligar para uma empresa mas está sem o número de telefone - o que fazer? Uma nova opção é usar o domain dialing.
Por Ricardo Vaz Monteiro


O aparecimento dos domínios gTLDs e ccTLDs permitiu que a navegação na internet se tornasse muito mais intuitiva. Afinal, é muito mais fácil, do ponto de vista do usuário, lembrar de um domínio do que de um endereço iP. Esta constatação é obvia, já que números não têm significado intrínsico, enquanto que nomes de domínios podem possuir significado e portanto podem ser muito mais facilmente resgatados pela memória.
A substituição dos endereços iPs por nomes de domínios ajudou a tornar a internet este fenômeno mundial que conhecemos.
Infelizmente esta revolução que ocorreu no mercado de domínios não foi seguida por outros mercados. Observe por exemplo o mercado de telefonia. Ainda utilizamos números telefônicos para identificar de forma unívoca um único destinatário.
A utilização de números como chave de acesso na telefonia foi definida pela sua praticidade técnica, já que utilizávamos rotary dials. Esta escolha, apesar de tecnicamente prática, é um horror do ponto de vista do usuário e criou uma gama enorme de mecanismos para ajudar os usuários a manter, resgatar e lembrar dos números que lhe são úteis, como agendas de telefones e páginas amarelas, por exemplo.
Devido ao crescimento do mercado de smartphones, um novo horizonte se aproxima. Por que, ao invés de usarmos números telefônicos para fazer chamadas, não utilizamos o nome do domínio como chave de acesso ?
Este conceito tem sido perseguido por algumas iniciativas que têm tido dificuldade de serem adotadas pelo mercado de massa, já que obrigam o registro de domínios em outras extensões que não serão o domínio principal da empresa, enquanto na mente dos usuários, os domínios .com é que são realmente conhecidos como os domínios principais das instituições.
Além do mais, não faz sentido obrigar empresas a registrar domínios auxiliares em outras extensões; o interesse das empresas e dos usuários é usar o domínio principal da sua empresa ou organização.
Um novo aplicativo para iPhone, BlackBerry e Android tem se apresentado como uma alternativa muito mais próxima dos interesses das empresas e usuários, o Siter.com.
Caso o usuário queira ligar para a Apple, ele disca Apple.com, o domínio que a Apple divulga e que os usuários já conhecem. Caso o usuário queira ligar para a revista Vogue, ele disca Vogue.com. A este mecanismo dá-se o nome de domain dialing.
O Siter.com quebra este paradigma do uso de números telefônicos como identificadores unívocos da outra parte, porém sem perder de vista o que os usuários e empresas querem: usar o domínio principal de seus negócios. O domínio que já é divulgado. O domínio que já é conhecido. Empresas e usuários não querem registrar domínios auxiliares para serem encontrados, querem sim usar o seu domínio principal.
O domain dialing possui benefícios secundários, como a empresa poder registrar vários telefones debaixo de um único domínio, o que por exemplo diminui a obrigatoriedade de divulgação de longas listas de filiais e cadeias de lojas.
Além disso, a divulgação do domínio principal da empresa permite que a empresa faça branding, já que normalmente sua marca está intimamente associada ao seu nome de domínio.
O domain dialing também permite que usuários de celulares intuam facilmente qual o domínio a ser usado para discar, o que deve diminuir a dependência a listas telefônicas, agendas de telefones, listas amarelas, e todo o tipo de parafernália que foi criada para resolver uma questão técnica.
A única maneira de substituirmos a cultura do uso dos números telefônicos como chaves de acesso a outra parte é levarmos em conta a facilidade de aceitação destas iniciativas.
As iniciativas para associar o mercado de registro de domínios ao mercado de telefonia tem que levar em conta o que é mais fácil e lógico do ponto de vista do mercado de massa e dos usuários.