sábado, 23 de janeiro de 2010

De grátis: o segredo da gratuidade na internet !

Opinião de usuário: o conteúdo pago não combina muito com internet. O público prefere não pagar e em troca aceita ver propaganda - melhor ainda se for boa.
A frase do dia é compartilhamento gratuito de informações. Como assim? Todo meu valioso conhecimento deverá ser compartilhado gratuitamente? Com que finalidade?
Sabe aquele site que possui várias matérias interessantes, que te prendem por vários minutos? Sites deste tipo costumam atrair muitas pessoas. Agora imagine que, de um dia para outro, este conteúdo é bloqueado. Você só poderá vê-lo se pagar uma taxa mensal. Frustração.
Você pagaria? (Há muitos sites que trabalham com conteúdo pago. Não que seja errado, afinal ninguém é obrigado a sair distribuindo informações por aí.)
Mas a situação descrita acima pode (e com certeza vai) aborrecer meio mundo. A questão é que as pessoas gostam de coisas gratuitas. E gostam mais ainda quando conseguem informações de qualidade sem ter que pagar um centavo com isso.
Se você deixar conteúdo interessante, que realmente vale a pena ser lido e visto, à disposição de qualquer um, pode ter certeza que muitas pessoas virão ver.
Então o dono do site, ou blog, que disponibiliza o conteúdo totalmente “free” simplesmente faz isso porque gosta? Não há intenção de ganhar dinheiro com isso. É isso?
Não. Não é isso. Como dito, conteúdo interessante gera visitas. Visitas chamam atenção. Se você conseguir atenção o bastante, bingo. Encontrou a mina de ouro: a propaganda.
Sim, quando há um tráfego muito grande de gente buscando o seu conteúdo, anunciantes te olham com bons olhos. É claro que eles querem suas marcas onde podem ser vistas, onde podem ser clicadas. Dê a eles um bom lugar para anunciar e serás recompensado.
A gratuidade da web é talvez o caminho menos árduo a ser explorado. Pode dar retorno.
É o caso da gigante das buscas. Você não paga nenhuma taxa para usar o Gmail, ou o Google Maps, por exemplo. Mas o Google explora tais serviços com propagandas direcionadas. Pronto. O usuário sai feliz, por usar um serviço gratuito. O anunciante sai feliz por ver que está tendo retorno com suas propagandas. E o Google sai feliz, por ganhar dinheiro sendo gratuito.
E você? Consegue usar a gratuidade em seu benefício? [Webinsider]