quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Otimizando seu Blog para os Buscadores – Parte 1

Ter um blog para falar sobre seu assunto favorito é tão simples, como escrever algo que você gosta e sabe. Para isto  basta apenas instalar o WordPress ou Blogger e começar a escrever o seu blog. No entanto, muitos dos blogs existentes hoje na blogosfera ignoram alguns conceitos-chave para atrair e reter mais visitantes até mais do que as técnicas de SEO.

Otimizar nosso blog para os leitores e  para os mecanismos de busca (Google, Yahoo, BING etc, devemos ter cuidado para não otimizar o blog apenas para os mecanismo de busca como muitos “gurus” pensam), então decidi escrever este artigo com cada um dos pontos que considero essenciais e explicando o que significa cada um.
- Uso de Feeds RSS.
Verifique se seu Feed RSS está disponível e visível para todos os visitantes. Deixe disponível no mínimo 10 Feeds para leitura na mesma pagina. Chame o visitante para assinar o feed com imagens ou qualquer outro ícone.
- Use ícones para oferecer a subscrição de RSS.

Identificar as fontes de subscrição claramente com ícones conhecidos para que os usuários que estão habituados a esses botões os identifiquem rapidamente.
- Ofereça uma assinatura para os posts via e-mail.
Muitas pessoas ainda não estão acostumadas ao uso de feeds. O FeedBurner oferece um serviço gratuito com o qual você pode oferecer assinaturas via e-mail. Cabe a você decidir utilizar ou não.
- Decidir entre o uso total ou parcial feeds.
Esta é uma decisão pessoal e você decide qual combina com você de acordo com o tema do seu blog. Pode decidir oferecer um feed completo com anúncios e um parcial sem publicidades. Eu particularmente prefiro deixar exibir todos os feeds pois muitos usuários não gostam de estar lendo e quando chegar no final estar escrito “ Continuar Lendo”.
- Não use combinações de cores ruim.
Não escolha muitas cores, as cores com tons escuros não são recomendadas. O  fundo preto, não é tão chamativo como o amarelo, pense num esquema de cores que seja agradável à experiência do usuário e que vá de acordo com a temática do blog .
– Escrever introduções chamativas para os posts.
Se você usa resumos para exibir seus posts na página principal do seu blog (é aconselhável fazê-lo para muitos assuntos) assegure-se que, além do descritivo, ele também desperte o interesse do leitor para ler o post completo, isso é o mais importante. A Exibição de resumos na home ao invés do post todo , é recomendada porque você evita o conteúdo duplicado e de ser penalizado pelo Google.
– Atualização do blog
Isto é de extrema importância para o posicionamento e para que o Google leve seu blog mais em conta, porque, quanto mais freqüente é a atualização do seu blog, mais visitas o Googlebot vai fazer ao seu blog, este é um fato comprovado.
- Escolha uma fonte clara
Use uma fonte que seja legível para todos os navegadores, muito blogs utilizam fontes raras, devemos saber que nem todos os leitores têm a mesma fonte do seu blog instaladas em seus navegadores, com isso o navegador, não encontrando a mesma fonte  usará outra fonte para substituí-la, o que estraga a aparência do seu blog. Use uma fonte padrão em um tamanho padrão. Recomendo Arial ou Verdana tamanho 10.
- Não se esqueça de navegabilidade.
Não use apenas links para a página inicial. Sugestão: Use técnicas, tais como: posts recentes, mais lidos/visitados/comentados e categorias na barra lateral para incentivar as visitas dos leitores.
- Não utilize muitos widgets
O uso excessivo de widgets como Flickr, Last.Fm etc, deixam o servidor mais down. Não sacrifique o tempo de carregamento do seu blog só porque alguns widgets são bonitos , esse widgets não são úteis para o leitor.
– Otimizar os títulos
Certifique-se em  ter um bom título para o post, porque é a primeira coisa que aparece nos resultados de pesquisas e não o nome do blog, e também é a primeira coisa que desperta o interesse do leitor. Um bom titulo representa 90% do post. Os mecanismos de buscas seguem essa ordem.