sábado, 2 de janeiro de 2010

O que são Mídias Sociais e como utilizá-las !

As Mídias Sociais são espaços de interação entre usuários. exemplos: blogs, redes sociais (Orkut), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de Sharing (YouTube, Flickr).

Nestes canais, as pessoas podem dialogar e compartilhar informação. O conteúdo de uma Mídia Social tende sempre ao infinito, uma vez que qualquer membro pode contribuir a qualquer momento. Este diálogo entre usuários constitui blocos colaborativos de opinião.
Vivemos recebendo mensagens publicitárias de todos os gêneros. Segundo dados da consultoria inglesa ID Magasin, somos impactados por 3.600 por dia, em média. Esta massa de informações torna o consumidor mais desconfiado e menos suscetível aos métodos tradicionais de propaganda. No contexto das Mídias Sociais, este discurso poderá ser debatido, criticado e filtrado pela relevância que ele terá para a comunidade.
Assim, a Estratégia em Mídias Sociais é uma imersão neste universo de transparência nas relações entre empresa e consumidores. Mais do que anunciar, é analisar as opiniões sobre um tema. Mais do que divulgar, é discutir os aspectos positivos e negativos de um serviço, afim de direcionar os esforços de uma campanha publicitária ao encontro dos anseios de seu target.
Levamos esta informações as mulheres que freqüentam salões de beleza e perguntamos a elas o que elas acham desses tipos de mídias. A maioria respondeu que é importante, pois através das mídias sócias ficam sabendo das tendências da moda.
“ Acho que as mídias sociais vieram para melhor a comunicação entre as pessoas, um exemplo é em relação a tendências de moda, pois ficamos sabendo tudo que rola no mundo da moda na internet em qualquer parte domundo.” Foi o que disse a funcionária do salão de Beleza e Cia.
Já para a cliente Natália que freqüenta o salão esse tipos de mídia ajuda a ter mais assunto na hora quando vai fazer as unhas ou cuidar dos cabelos.
Concluímos que os espaços de interação veio para ajudar na relação entre empresa e consumidor.