quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Otimizando seu Blog para os Buscadores – Parte 2

Olá pessoal! Estamos aqui para terminar a nossa série de dois artigos com dicas para otimizar o seu blog nos Buscadores.

Pra terminar falaremos sobre escrita para a web, linkgem dos post, artigos relacionados com o conteúdo do seu blog, spam, trackbacks e comentários.
Então vamos às outras dicas.
– Escrever bons post.
Não faça post muito longos. Use parágrafos, pontos, vírgulas, e tente manter o leitor interessado e não confuso e perdido com o que está lendo, existem várias Técnicas de Como Escrever para Web, vale apena conferir.
- Links, links, links.
Se você está escrevendo algum artigo relacionado, por exemplo, SEO, procure descrever o texto de forma que você consiga link-lo com outros artigos do seu blog, lembre-se dos fatores on-page para o posicionamento.
- Otimizar o texto do link.
Quando você link para um outro post de outra pessoa, ou mesmo para outros posts do seu blog, certifique-se de colocar o link com um texto que seja descritivo e não “clique aqui” ou similares.
- Use widgets ou plugin de posts relacionados.
Impede que os post fiquem enterrados no blog, ou seja, é uma forma de você oferecer ao leitor outros post antigos que tem haver com o seu post atual. Isso ajuda os mecanismos de busca levarem em conta esses post novamente
– Use o ping para outros sites.
Use o serviço de ping para notificar os novos posts que você escreveu. Use TotalPing e o Ping-o-matic para pings em massa.
- Administrar os spam, Trackbacks e comentários.
Não queira que o Google ou o Yahoo encontrem links de spam em seu site ou links de sites de baixa qualidade enviado por um spammer.
- Use uma boa estrutura de URL.
Não use permalinks como www.tublog.com/?p=123. Em vez www.seuublog.com/seo/titulo_del_post. Os permalinks fazem com que as palavras-chave para as quais você pretende rankear sejam repetidas (beneficamente) em mais um local, além de melhorar a qualidade de leitura dos seus visitantes.
Deixo um exemplo de Permalinks que podem ser usados:
/%category%/%postname%.html
ou
/%category%/%postname%/
ou
/%category%/%postname%
ou
/%postname%.html
- Utilize bem as categorias
Ao escrever um post, coloque-o em 1 a 3 categorias diferentes relacionadas com o post. Muitos utilizam esse quesito de colocar em mais de uma, eu particularmente coloco em apenas uma.
Então mãos à obra !