sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Internet - Netiquette - O que fazer e o que não fazer na comunicação online !

Netiquette ou network etiquette (traduzindo, "etiqueta da rede") é a lista do que é ok fazer e do que não é ok fazer na comunicação online. São regras simples que devem ser seguidas a fim de facilitar a troca de mensagens e informações entre os internautas, conservando um máximo de respeito e cordialidade nesta grande convivência virtual.



Regra 1: Quando você se comunica através da Internet, tudo o que você vê é uma tela de computador. Você não pode usar expressões faciais, tons de voz ou gestos para complementar sua mensagem. Tudo o que você tem são palavras. Então, muito cuidado com elas. Escreva e re-escreva suas mensagens pensando em não deixar margens para interpretações dúbias. Pense também que quem vai recebê-la é um ser humano com sentimentos e emoções. Quanto mais cordiais suas mensagens forem, sem deixarem de ser verdadeiras, melhor!
Regra 2: Além de ser cordial, tenha cuidado com o que você escreve. Quando você se comunica pela Internet, seja por e-mail ou através de listas de discussão, suas palavras escritas podem ser enviadas para terceiros e/ou armazenadas nos microcomputadores dos destinatários, fora do seu controle. Evite escrever (e fazer!) algo que o possa comprometer no futuro.
Regra 3: Comporte-se na Internet como você se comporta fora dela. Seja ético e não infrinja as leis.
Regra 4: Conheça o terreno. Esta regra é especialmente importante quando se está participando de listas de discussão. Passe um período apenas "escutando" o que os outros tem a dizer. Assim você perceberá o tom de "cada lista" e sua participação poderá ser mais apropriada e rica.
Regra 5: Não desperdice o tempo nem a bandwidth dos outros internautas. Selecione adequadamente os destinatários de cada uma das suas mensagens. Não se envolva em intermináveis discussões online (saiba quando a discussão deixou de ser produtiva). Ao construir o seu website, não o encha com ilustrações pesadas que provocarão lentidão na sua navegação.
Regra 6: Tenha atenção com a gramática e com a ortografia na hora de redigir suas mensagens. Toda sua comunicação será exclusivamente escrita, não esqueça. Várias pessoas irão conhecê-lo através da Internet e é bom que tenham uma boa impressão de você, certo?
Regra 7: Tenha atenção com o conteúdo das suas mensagens. Escreva sobre o que você sabe com certeza ou simplesmente faça perguntas. Informação incorreta passada via e-mail pode atingir um número imprevisto de pessoas e deixá-lo(a) em uma situação constrangedora - evite isso.
Regra 8: Confirmando o que você já deve intuir: não use palavrão de espécie alguma em suas mensagens.
Regra 9: Não escreva palavras inteiramente com letras maiúsculas nas suas mensagens. Usadas para chamar a atenção em peças publicitárias e malas-diretas tradicionais, letras maiúsculas significam que você está "gritando" a palavra escrita. O que não é de bom tom, concorda?
Regra 10: Compartilhe o seu conhecimento pela Internet. Envie e-mails, construa seu próprio website, troque experiências com experts (é facílimo entrar em contato com especialistas de qualquer área pela Internet, basta participar de listas de discussão da área desejada). Compartilhar o conhecimento (é exatamente o que estamos fazendo no A.I.S.A.) dá grande prazer. Compartilhar o conhecimento é tradição na Internet desde o seu início (veja a história da Internet). Compartilhando o conhecimento, estamos contribuindo para o enriquecimento cultural de pessoas e povos e tornando o mundo um melhor lugar de se viver.
Regra 11: Não leia o e-mail de outras pessoas. Respeite a privacidade de cada um.
Regra 12: Não faça spams. Spam é o envio de e-mails comerciais não solicitados - um grave erro e fonte de problemas na Internet.
Regra 13: Ao responder um mail, mantenha o mail original do remetente para facilitar a compreensão da mensagem.
Regra 14: Não envie arquivos com vírus atachados em seus mails. Não faça com os outros o que você não quer que façam com você próprio.
Muita coisa? É! Mas pense que você está tendo o privilégio de se iniciar na Internet já sabendo de antemão quais são as regras da polidez online. Isso vai lhe garantir tranquilidade e evitar dissabores, não tenha dúvida!