quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Redes Sociais você ainda está de fora ?

Cada vez mais em alta no mundo virtual, as redes sociais estão deixando "velhas" ferramentas da internet para trás. De acordo com recente pesquisa do Pew Research Center sobre os hábitos do internauta americano, o e-mail está perdendo popularidade entre os jovens, que usam as redes para conversar. Em 2004, 89% dos internautas adolescentes usavam o e-mail; cinco anos depois, o número caiu para 73%. Enquanto isso, 65% apostam nas redes, utilizando ferramentas do Messenger, Facebook, Orkut e Twitter para se comunicar.

Para Walter Lima, pós-doutor em comunicação em tecnologia e professor da Faculdade Cásper Libero, de São Paulo, as redes e o e-mail já são ferramentas que se complementam. "São dois sistemas diferentes, que cumprem a mesma função. Na rede social, o internauta quer ser visto e falar com mais pessoas. Já o e-mail, costuma ser mais pontual", diz.
Alfabetização digital - De acordo com dados da consultoria comScore, 85,3% dos brasileiros com mais de 14 anos de idade que acessaram a internet em setembro de 2008 visitaram alguma rede social. No mesmo período do ano anterior, o índice era de 76%. A bancária Maria de Fátima, de 53 anos, conta que utiliza a internet com três objetivos: ler notícias, enviar e-mail e falar com os filhos. "Eu abandonei o celular. Falo com meus filhos pelo Orkut ou MSN. Desta forma não pago ligação e também não atrapalho eles no trabalho e na universidade", diz.
Já Raquel Recuero, professora da Universidade Católica de Pelotas e pesquisadora da área de redes sociais, comunidades virtuais e mídia social, acredita que ferramentas como o Orkut cumprem um papel importante: ajudam os usuários a compreender o funcionamento da internet. "Os mais velhos já estão usando o MSN e o Orkut. Muitos professores estão usando as redes para alfabetizar as pessoas digitalmente. As pessoas se animam, pois percebem que tem outras formas de conversar e fazer amizade", diz Recuero. O Orkut é a rede social mais utilizada no Brasil, com 40 milhões de participantes. Clique aqui para ler mais a respeito.
Ambiente amigável - É justamente a face amigável das redes sociais uma das razões de seu crescimento, na visão do professor Walter Lima. "As pessoas se conhecem por afinidades: sem dividirem o mesmo local, elas podem conversar sobre algo de que todas gostam", explica. Eis um dos grandes segredos de comunidades como o MySpace, que se especializou em música. "Não há banda no mundo que queira fazer sucesso que não lance suas músicas lá."
Não à toa, os nomes de algumas das redes sociais estão entre os termos mais procurados nos sites de busca. No ranking de 2008 do gigante Google, por exemplo, Facebook apareceu em terceiro lugar. Já a lista de medição de audiência da empresa Compete mostrou que o Facebook recebeu 68,5 milhões de visitantes únicos em janeiro de 2009. Ele é seguido pelo MySpace, com 58,5 milhões.

Fonte: Revista Veja