quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Redes sociais impulsionarão novo conceito para aplicativos de negócio, prevê IDC !

De acordo com o vice-presidente de TI da Tiffany, as empresas precisam ainda negociar novas políticas e se acostumar à transparência da Web 2.0 antes de adotar ferramentas específicas

Qual será a próxima grande tendência em termos de aplicativos de negócio? Um relatório sobre as previsões para 2010, escrito pelo analista chefe da consultoria IDC, Frank Gens, aponta que deve surgir no mercado o conceito deaplicativo ‘socialytic’ (termo ainda sem tradução para o português). Trata-se de uma nova geração de soluções que utilizam as redes sociais e colaborativas para buscar informações relevantes para as empresas.
O vice-presidente de TI da rede de lojas de luxo Tiffany, Philip Alberta, acredita que esse novo tipo de aplicativo representa algo inevitável. Ele duvida, no entanto, que exista uma explosão no uso dessas ferramentas em 2010. O executivo acredita que as organizações precisam primeiro negociar novas políticas de uso das redes sociais e se acostumadas com a transparência desse tipo de aplicação Web 2.0 antes de utilizar ferramentas de análise mais sofisticadas.
“Com a integração entre como as pessoas trabalham, os dados que precisam acessar e os sistemas corporativos que utilizam, os profissionais ficarão mais confortáveis para manusear essas ferramentas, seja para colaboração, comunicação ou outra coisa”, avalia Alberta. Para ele, no entanto, a grande dúvida é: “Qual o benefício disso? Já que não existe ainda ROI ou casos de sucesso para uma aplicação ‘socialytic”, explica.
O documento da IDC aponta algumas áreas nas quais essas aplicações têm mais chances de sucesso, entre elas estão aquelas voltadas ao monitoramento da marca e da reputação das empresas. Alberta acrescenta que, no caso específico da Tiffany, existem reuniões regulares para discutir os benefícios do uso das redes sociais. E ele acredita que essas ferramentas vão dar mais transparência à comunicação dentro da companhia.