sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LinkedIn - Transforme-o numa ferramenta de trabalho !

Acompanhe duas dicas para evitar que a rede social seja pouco aproveitada para a busca de informações e para potenciais contratantes

De acordo com o coautor do livro “Wikibrands: Como construir uma marca em um mercado controlado pelo consumidor”, Mike Dover, este ano será marcado pela utilização das redes sociais para a construção da imagem de seus usuários, principalmente no âmbito profissional. Segundo ele, o LinkedIn é um caso especial, já que nasceu com o intuito de unir pessoas com os mesmos interesses profissionais e, por isso, será ainda mais utilizado como fonte de informações, inclusive para as empresas interessadas em realizar contratações. Mesmo com todas as vantagens que possa apresentar, para o CEO da consultoria Social Media Delivered, Mayer Orsburn, o LinkedIn ainda é pouco ou mal aproveitado por seus usuários. Como forma de reverter essa situação, ele criou duas dicas fundamentais que as pessoas devem seguir para conseguir para otimizar o uso dessa rede social.
1. Mantenha as informações atualizadas
Assim que um usuário acessa sua página do LinkedIn, enxerga uma lista de atualizações feitas por seus contatos. “Se uma pessoa não atualizou o perfil naquele dia, certamente será invisível aos demais conectados”, explica Orsburn.
Segundo o especialista, para se tornar mais visível, os cadastrados devem alterar pelo menos alguma coisa em suas páginas a cada dia. “Além de possibilitar que o profissional conte que terminou um curso de especialização ou coisa parecida, fará com ele esteja sempre na mente dos demais participantes de sua rede”, afirma.
2. Não confunda com o Twitter
Orsburn destaca que os usuários do LinkedIn devem estar atentos também para não utilizar essa rede social para colocar mensagens características do microblog Twitter. “Cada uma dessas redes tem um propósito e não se pode misturá-los”, avisa o especialista.
Ele também alerta para os perigos de se optar pela integração entre as duas ferramentas. “Nem tudo o que uma pessoa posta no Twitter deve ser visualizável no LinkedIn, por isso é preciso muito cuidado antes de ativar essa função dos sites”, conclui.