quinta-feira, 17 de março de 2011

10 métricas eficientes em mídias sociais


Métricas para mídias sociais realmente eficientes 







Muitas pessoas ou empresas pensam que é fácil emplacar uma campanha em mídias sociais. Talvez por pensar que basta mandar scraps para todos os contatos no Facebook ou Orkut e ficar esperando o lucro certo. 
 
Uma das dificuldades encontradas por muitos dos que enveredam por esses campos é a mensuração das campanhas. Em nosso curso de redes sociais e marketing em mídias sociais dedicamos um bom tempo debatendo essa questão. Aqui, eu enumero dez pontos que devem ser observados e que servem perfeitamente para avaliar se sua campanha em mídias sociais será ou não bem sucedida.

1. Você tem campanhas e estratégias?

Muita gente pode dizer que isso nem é tangível, mas você não chegará a lugar nenhum a menos que tenha definido alguns processos que podem ser medidos. Muitas pessoas pensam que uma campanha online se resume a ir lá, criar um perfil e esperar que as coisas aconteçam. Ter um plano de ação bem estruturado é um bom começo e mostra que você tem o entendimento básico dessas ferramentas e alguns de seus componentes. É importante lembrar que esses planos não são estáticos e requerem constante avaliação para que sejam sempre eficientes.

2. Está sendo ouvido?

Nesta fase, ser ouvido significa receber respostas. Quaisquer respostas. Alguns comentários ou seguidores devem estar aparecendo (entenderam?). A qualidade disso não é importante agora, já que você só está vendo se o “equipamento de transmissão” está funcionando.

3. Recebe respostas?

Já que o “equipamento” funciona, é hora de ver mais a fundo. Esta é a hora em que o teor das respostas importa; se as pessoas só lêem e não comentam. Sua mídia não será muito social se não é capaz de obter o engajamento das pessoas como você previu no primeiro passo.

4. As respostas são úteis?

Receber um “obrigado” e “excelente artigo”, além de massagear o ego confirmam que o que você está transmitindo está no caminho certo, mas é melhor que os comentários agreguem algum valor ao que está publicado. A discussão é uma das bases das mídias sociais e o ajuda a saber em qual direção você deve seguir. Serve como um termômetro para seu trabalho. Peça que comentem, faça perguntas e encorage a discussão.

5. Os seguidores e/ou leitores tendem a aumentar?

Você deve ganhar mais interesse em seu nicho através de direcionamento eficiente. Se isso não está acontecendo, você está com a mira descalibrada e precisa de ajuste. Aliado a isso, tenha a consciência de que você precisa de seguidores em seu nicho e não pessoas aleatórias.

6. Seus seguidores espalham a palavra?

Ter seguidores de nicho não significa que você não possa atingir outros grupos. Você pode apresentar seu conteúdo diferentemente, em outro contexto. Há milhares de pessoas interessantes em grupos interessantes paralelos ao seu. Você pode atingí-los com algumas simples mudanças de palavras-chave que podem resultar em um grande aumento de audiência.

7. Estão se referindo a você?

Em qualquer rede social, há pessoas com quem conversar sobre qualquer assunto. São conhecidos como os experts em determinado círculo de amizades. Você deve se tornar uma referência no assunto que você escolher e saber quantas pessoas o identificam como tal. As pessoas devem te reconhecer como uma fonte, uma referência; e esse número deve aumentar com o tempo. Você está monitorando esses comentários?

8. Que tipo de comentários negativos você recebe?

É fato: você receberá comentários negativos. O que é mensurável é como você categoriza isso e classifica de acordo com o uso que você fará em sua empreitada online. Se está sendo classificado como um spammer, você obviamente deve repensar todo o projeto ou estará fora do negócio. Isso é um caso extremo. Outros comentários como falta de clareza, mensagem incompleta ou que você é simplesmente alguém que repete o que os outros falam podem ajudar a traçar novas estratégias e melhorar a forma como você comunica. Comentários negativos podem ser o que você precisa para melhorar e chegar no ponto certo. Você só precisa saber ouvir as críticas e aprender com os próprios erros. No meio de tantos trolls, sempre haverão pessoas com críticas construtivas para te ajudar.

9. A taxa de cliques está aumentando?

Se você veicula anúncios, é essencial que você os monitore para saber como eles atingem os visitantes. Quando eles clicam nos seus anúncios estão demonstrando interesse e podem fornecer informação importante sobre o que você deve ou não veicular. Seus anúncios podem até não pagar muito no fim do mês, mas são uma boa fonte de informação para o seu marketing.

10. Qual é a qualidade da sua rede?

As pessoas conectadas a você ou que o seguem devem ter, preferencialmente, este perfil:
  • Eles devem ter uma boa rede de seguidores;
  • Devem ser pessoas bastante participativas;
  • Devem ser de um grupo relacionado ao seu;
  • Devem ser comunicativos.
 Fonte: Curso de Ecommerce