segunda-feira, 14 de março de 2011

3 ferramentas essenciais para avaliar o que bomba no Twitter

Meça sua reputação, descubra as palavras que ainda aparecerão nos trending topics e veja a popularidade de termos nos últimos meses.
Por Network World/EUA


Digamos que, por exemplo, você se interesse por tendências sociais. Um grande lugar para procurá-las é o Twitter e, melhor ainda, há um serviço que exibe a popularidade do termo que você digitar. Chama-se Trendistic.

Basta escrever a palavra desejada e selecionar o período contemplado – 24 horas, uma semana, um mês, 120 dias – e pronto: um gráfico com a sua popularidade nos últimos tempos será mostrado. Líbia, por exemplo, começou a ser mais citada a partir de 15/02, e o número vem caindo desde o pico ocorrido em 21/02 e 22/02.

Infelizmente, o Trendistic não é capaz de comparar um termo a outro; por isso, minha a nota a ele fica em 3, sendo 5 o máximo possível.

Tendências
Claro, para saber o que pesquisar no Trendistic, é importante se informar sobre o que tem recebido destaque na rede. Por mais que o Twitter tenha o trending topics para isso, há serviços que fazem um trabalho melhor.

Um deles é o What the Trend. A ferramenta usa crowdsourcing (colaboração dos usuários) para pesquisar o Twitter. Ao submeter tendências que você julga importante e avaliar as aquelas submetidas por outras pessoas, você ajuda a determinar a importância delas e melhorar sua reputação. Basta, também, seguir o @wtt para ver em tempo real o que está em ascensão.

A quem precisa de algo mais avançado, o WTT oferece um serviço pago, que exibe em tempo real os termos que deverão se destacar em breve. Custa 450 dólares por mês. Ainda assim, mesmo na versão básica, o What the Trend merece nota quatro.

Reputação
Até aí, tudo bem. Você tem uma boa ideia do que está na passando na cabeça das pessoas, mas falta algo. Afinal, como está o seu desempenho nas redes sociais? Para ter uma avaliação, experimente o twentyfeet.com. Ele analisará suas contas no Twitter, Facebook, MySpace, YouTube, bit.ly e Google Analytics, e dará um veredicto quanto à relevância – ou a falta de – que você tem nas mídias digitais.

No caso do Twitter, o Twentyfeet verificará sua reputação - número de seguidores, número de seguidores perdidos nos últimos meses e quantidade de listas em que seu perfil está presente -, influência (quantas vezes seu nome foi mencionado ou suas mensagens foram retuitadas) e a popularidade dos links bit.ly que você criou ou propagou.

Todos os resultados são mostrados em gráficos, que podem ser baixados para Excel ou compartilhados a partir das próprias redes sociais. Deve ser interessante receber uma avaliação sobre seu desempenho online e dividi-lo com seus amigos e seguidores. E será ainda mais marcante caso tal divulgação se torne um tópico de discussão.

Você pode inserir uma conta do Twitter e outra do Facebook para serem monitoradas. Para inscrever mais, é preciso pagar 2,49 dólares por ano – antes de decidir pela assinatura, você pode testar o recurso por 30 dias. Meu único problema com o Twentyfeet é que mesmo depois de seis horas, ele ainda não terminou de analisar meu perfil no Facebook. Talvez isso seja um bom sinal.

O aplicativo seria mais útil se também suportasse o LinkdIn, e se apresentasse um panorama geral de sua presença online, explicitando as diferenças e as semelhanças de seu desempenho nas diversas redes sociais. Ainda assim, o Twentyfeet merece 4,5.
(Mark Gibbs)