sábado, 5 de março de 2011

Redes sociais, mídias digitais e mídias sociais, o que são?

Redes Sociais ou Mídias Sociais? Qual seria o melhor termo para se utilizar? 

A pergunta causa dúvidas em muita gente. Muita gente confunde rede social com Twitter, Facebook, LinkedIn, mas há quem ache que a terminologia não é a mais apropriada. Isso porque redes sociais se caracterizam por um aglomerado humano, no relacionamento entre pessoas. Em tese, qualquer aglomeração com objetivos comuns pode ser caracterizada como uma rede social.
O Twitter, o Facebook e seus semelhantes são ferramentas que propiciam a criação de redes, ou seja, para diferenciar as ferramentas das redes, surgiu a terminologia mídia social. Para que você entenda melhor, basta lembrar que as redes sociais podem existir fora do ambiente web, ou seja, no mundo não-virtual. As mídias sociais são veículos digitais utilizadas para “conturbar” as pessoas.
Normalmente, as mídias sociais têm como fim a promoção e o ganho publicitário. Enquanto as redes estão mais focadas no próprio relacionamento dos usuários, as mídias são as ferramentas digitais que o propicia. Ou seja, um é a embalagem e outro é o conteúdo em si. E vale lembrar que o conceito de redes sociais já existe há mais tempo que o de mídias sociais. E as mídias digitais? Estas são as mídias que se baseiam no conteúdo digital para transmitir informação, ou seja, a internet, por exemplo, é uma mídia digital. As intranets e extranets também podem ser consideradas mídias digitais, assim como todas as mídias convergentes, como o celular (quando transmite informações por redes digitais) etc.

midias

Então, qual o mais correto? Os dois seriam corretos, mas se você vai se referir à ferramenta, prefira mídia social ao invés de rede social. Existem controvérsias sobre os conceitos, mas normalmente essa é a terminologia mais utilizada.